30 de jun. de 2012

29 de jun. de 2012

26 de jun. de 2012

ALÔ TENDÊNCIAS

A moda está em constante mudança (desde sempre). Isso, porque é reflexo dos comportamentos de uma sociedade inquieta e revolucionária; influenciada por uma cadeia de acontecimentos que são naturalmente mutáveis: arte, música, cinema, economia, ...

Nos anos 1990; e em algumas décadas anteriores, foi visível a imposição de ”tendências”: além de temáticas que vigoravam durante determinado ciclo, os materiais, cores e formas, pareciam ser pré-determinados. Com esta imposição, a moda era unificada e os estilos minimizados.

Com a globalização evidente no século XXI, nasceu uma nova cultura social (que já ensaiava pra emplacar desde os anos 1990), onde a identidade, individualidade e opinião foram avigoradas. As tribos foram praticamente extintas e ofereceram espaço para grupos sociais, sem estereótipos, sem rótulos e consequentemente sem medo de expressar seus estilos mais peculiares e trocistas.

Diante de tal fato, os criadores de moda, nunca estiveram tão preocupados com o público alvo. O consumidor perante a este episódio passa a ser a principal tendência a ser pesquisada. Os anseios atrelados ao estilo de vida de cada grupo, são objetos supremos na análise e efetivação de produtos que almejam sucesso e potencial mercadológico.

Esta democracia na moda  beneficia o consumidor e abre caminhos sociais onde a expressão singular ganha cada vez mais espaço. Todos nós podemos expressar sem medo, nossos desejos, opiniões e conceitos através do que trajamos. Com a acessibilidade e democratização da moda podemos afirmar que cada indivíduo é sem dúvidas a grande tendência da atualidade. O produto se direciona conforme a pretensão do grupo consumidor.

As possibilidades de moda diante desta ocorrência são infinitas e cabe a cada um escolher o que mais combina com seu perfil, estilo e autenticidade, pois a TENDÊNCIA da temporada; somos nós.

ALÔ TENDÊNCIAS!!!

12 de jun. de 2012

CAMPANHA - DSQUARED², Fall/Winter 2012

Dsquared² - Fall/Winter 2012
Photo: Mert & Marcus
Models: Benedikt Angerer, Bette Franke, Daphne Groeneveld, Frida Aasen, Liuk Bass, Ralf Javoiss & Simon Van Meervenne









8 de jun. de 2012

O RAIO X DA MODA - Estudo Antropométrico


Body Scanner: Pesquisa antropométrica realizada pelo SENAI: O SENAI/CETIQT desde 2009 vem realizando uma pesquisa antropométrica e utilizará cerca de dez mil voluntários para a conclusão de uma análise completa sobre o corpo dos brasileiros.

O objetivo da pesquisa é unificar a modelagem de confecções, respeitando as características regionais beneficiando indústria e consumidor. O Body Scanner, agilizará e facilitará a pesquisa através da leitura corporal capturando com exatidão mais de 100 medidas do corpo humano.

A cabine (que lembra um provador de roupas) faz as medições e transmite para um computador as informações em formas tridimensionais e anseia criar uma uniformização de tamanho das roupas no Brasil, já que a ausência de padronização, além de trazer prejuízos aos confeccionistas, causa transtornos ao consumidor, por exemplo, usar tamanhos distintos de acordo com a tabela de medida adotada pela empresa onde consome.

Com a concretização do projeto, indústria e consumidores serão favorecidos. A indústria alargará o potencial de vendas e importação de seus itens, que devem seguir normalizações e os consumidores terão mais facilidade em encontrar produtos que são realmente condizentes a sua anatomia, sobretudo diante da tendência global de consumo rápido e compra via internet.

Além dos benefícios comerciais, o projeto ainda contribuirá para o traçado do perfil brasileiro, que até então é incógnito perante a miscigenação e amplitude territorial do Brasil. Este estudo é pioneiro e contribui para desenvolvimento social e comercial do país.

Confira as datas em Minas Gerais:

Belo Horizonte: 25/04 a 15/05
Divinópolis: 02/06 a 10/06 (Shopping Pátio Divinópolis)
Governador Valadares: 13/06 a 18/06
Montes Claros: 21/06 a 01/07
Juiz de Fora (data a confirmar)
Uberlândia (data a confirmar)